O acesso Palestrino e as conversas com o tio Duílio

Por Felipe Bigliazzi Dominguez | Futebol | 

Abner terminava o horário laboral em pleno bairro andreense da Casa Branca. Sem rumo, evitando tentações - a deliciosa pizza de mussa da Padaria Central, uma tulipa de Heineken ou gastar a esmo aquelas duas notas pintadas de Arara que insistiam em pular da carteira - dirigiu-se para a casa de Duílio, seu tio avô, com que comparte a hereditária paixão aflorada pelo esporte bretão. A cada festa da família Florenzi - isso há quase 3 décadas - Abner e Duílio lideram uma reverberada mesa redonda no canto da mesa, com intermináveis e acaloradas discussões sobre a rodada. Duílio é certamente o palmeirense mais fanático que Abner conhece. Abner, o segundo são-paulino mais chato que Duílio teve que aguentar durante a vida - perde apenas para Mauro, irmão de Duílio e avô de Abner.

Nesta última sexta-feira, a campainha da residência do tio Duílio finalmente tocou. Neste final de tarde ensolarado, admirava-lhe o fato que ninguém até então, viera o importunar como de costume, nem mesmo o vendedor de planos funerário, tampouco o orador testemunha de Jeová. Duílio saia do banho enrolado na toalha, quando para sua alegria, viu que era Abner quem estava na porta a sua espera. Após seus dois infartos, o sobrinho tricolor passou a ser um dos seus grandes amigos, graças a agradáveis conversas futebolísticas que trazem reminiscências e boas risadas, na melhor e mais verdadeira distração, fazendo com que esqueça por minutos - talvez horas - o problema do miocárdio e a luta sem volta de sua eterna companheira contra o mal de Alzheimer. "Tenho ela aqui comigo fisicamente, mas ao mesmo tempo eu já não a tenho mais. Tem dia que ela esta longe, eu pergunto as coisas, mas ela já não sabe nem mais o meu nome. Não sabe quem eu sou. É duro demais, o que posso fazer? Assim é a vida..."

Duílio guarda no fundo de sua invejável memoria, 86 anos de gols, dribles, vitórias e derrotas de seu amado Palmeiras."O Palestra foi minha primeira paixão. Eu era como você. Gostava de ver jogo no estádio. Pegava o trem até a Barra Funda, ia a pé ate o Parque Antarctica...". Hoje, em meio a cozinha, Duílio assiste todos os jogos que pode. Acompanha a Série B torcendo por seu amado alviverde imponente, assim como os principais jogos da serie A com a presença de seus arquivais.No entanto, prefere o futebol europeu. Assiste tudo, Champions League, campeonato alemão, italiano, inglês, espanhol... "Outro dia vi Borussia Dortmund e Arsenal. Baita jogo. Como jogam os alemães, parecem robôs. Tudo de primeira, uma correria. O Arsenal também eu gosto de ver, da Inglaterra é o que mais me agrada. O Manchester perdeu o homem lá - Alex Fergusson - e já não é o mesmo. O Liverpool e o Chelsea jogam mais duro, são times mais físicos"

Falar do Palmeiras o excita, lacrimeja os olhos e dispara minutos intermináveis de explanações."A Série B esse ano foi uma porcaria. Cada jogo vagabundo, pontapés, essa arbitragem que não vale nada. Você viu o jogo contra o Icasa? Puta que o pariu!!Parecia luta-livre. Nos primeiro jogos, o Palmeiras estava jogando bem. Depois caiu, ficou igual aos outros. O Nosso único jogador de categoria é o Valdivia. Ele é um cabeça de mamão macho, mas quando quer ele joga bola. Vi o jogo do Chile outro dia, ele jogou muito bem. Agora aqui, quando não tá machucado, esta suspenso. Nosso goleiro - Fernando Prass - decidiu alguns jogos, fez grandes defesas mas tenho calafrios quando ele sai do gol.A nossa zaga também não é grande coisa.".

Para alivio de Duílio e de toda coletividade palestrina, O Palmeiras cumpriu a sua missão em 2013, prestes a subir para a Série A sem sobressaltos.Gilson Kleina teve o mérito de montar um time combativo apesar do elenco limitado. O Palestra variou do 4-3-1-2 do primeiro semestre para o 4-2-3-1 dos jogos finais, com Alan Kardec como referencia de ataque e Valdivia na armação. O meio campo é pra lá de marcador com Marcio Araújo na contenção - Charles também ajudou nessa função em muitos jogos - liberando Wesley como patrão na saída de bola. Outro mérito de Kleina foi puxar jogadores da base como Vinicius e Luis Felipe. A posição de segundo atacante foi a mais volátil, graças a convocações inoportunas e lesões aos montes: Leandro, Mendieta, Vinicius, Ronny e Ananias passaram pelo setor durante a campanha. Na zaga problemas de contusões desfizeram a dupla Vilson e Henrique, e assim, André Luiz ganhou espaço na reta final....

São quase 19h. É hora de partir. O Tio Duílio precisa ajudar a servir a janta para a sua eterna companheira, que dorme cedo e tem dificuldades para comer. Abner da um forte abraço no tio, promete uma nova e mais longa visita. "Vem a hora que quiser são paulino. Agente come uma pizza e bate um papo". "Uma pergunta: Amanha tem algum jogo bom para assistir?" "Tio, tem um jogão na Alemanha. O clássico entre Schalke 04 x Borussia Dortmund as 11h30 na ESPN. Na sequência tem Barça x Real Madrid, mas não vão transmitir para o Brasil". Vai lá garoto!Bom final de semana! Amanha pelo menos vou ter uma alegria, o Palmeiras esta de volta, não é mesmo?

Esquema tático

Felipe Bigliazzi Dominguez é colaborador do Pastilhas Coloridas e responsável pelo blog Ferrolho Italiano
Share: