A louca genialidade de Daniel Johnston

Por Vinicius Alves

Pra quem ainda não ouviu falar, Daniel Johnston é um destes casos que não sabemos bem como classificar. Tido como gênio por muitos, o fato é que indiscutivelmente se trata de um artista nato que devido a distúrbio e desordens de natureza psicológica criou uma obsessão doentia pela imagem do demônio.

Desde criança interessado por artes, se desenvolveu particularmente na música e desenho, sempre de forma muito espontânea. Além de fazer curtas metragens em super 8, tocar piano e violão.

Com passar dos anos acabou ganhando destaque em sua comunidade e em meio a artistas famosos, como Kurt Cobain, Sonic Youth. Até que uma paixão não correspondida afetou de forma drástica seus problemas  psicológicos e consequentemente sua carreira artística

Kurt usando uma camiseta com um dos desenhos de Daniel Johnston, e o mesmo desenho pixado em algum muto dos EUA
Em 2005 um documentário contando sua história chegou a ser premiado em diversos festivais, e o espectador pôde conferir imagens da adolescência de Daniel, bem como o peculiar desenvolvimento de sua arte. Junto a tudo isso o filme também retrata as diversas internações e indas e vindas do artista à clinicas e hospitais psiquiátricos.

Hoje Daniel parece ter superado ou controlado relativamente seus problemas, como você pode conferir nesta apresentação  feita recentemente, onde ele canta alguns de seus clássicos...


Set List:
"Mean Girls Give Pleasure"
"American Dream"
"True Love Will Find You In The End"

Trailer do documentário "The Devil And Daniel Johnston"


Links relacionados:
http://www.npr.org/music/
www.hihowareyou.com/
www.allmusic.com/artist/daniel-johnston-mn0000674263
Share: