Por Marcelo Mendez
Álbuns Clássicos de hoje vem para dar uma luz em cima de um cara que sempre foi genial e no mínimo, controverso. Então bora lá... Senhouras e Senhoures com vocês o discaço de 1974, INSPIRATION INFORMATION do grande SHUGGIE OTIS.
As primeiras informações que tive sobre Shuggie Otis vieram da coisa muito me chamava atenção; Em todos os discaços clássicos do Frank Zappa que eu amo, (Hot Rats, Peaces Of Regalia, Freak Out...) vinham o nome do sujeito, ora tocando baixo, ora tocando guitarra, ora tocando orgão, piano, metais... O Caboclo fazia de tudo! Ae um dia tava falando com meu amigo Monga, um tremendo negão de 2 metro de altura, cujo apelido hoje seria politicamente incorreto mas é esse mesmo... Monga! Ele já era ali por 1991, 1992 um profundo fuçador de um seguimento que no final dos anos 60 nos EUA ficou conhecido como “Soul Psicodélico”. Me disse ele em uma tarde de Domecq:
“Barbudo, pega esse disco ae ó... Inspiration Information e leva pra ouvir...”
Peguei e dae pirei! A partir de então fui saber mais do cara...
Shuggie é compositor, poeta, escritor, jornalista, multi instrumentista e um baita de um artista. Começou sua carreira aos 15 anos! Em 1968 com essa idade já tocava com o lendário Frank Zappa e nos EUA era comparado a caras como Jimi Hendrix, Albert e Freddie King e outros fodões da guitarra, um de seus instrumentos mais constantes. Trabalhava muito em estúdio, era sempre requisitado para gravinas da Stax e da Rhino, dois sub-selos fodões da musica negona da época. De lá toma contato com grandes caras da época, como o doidão do Al Kooper.
Kopper que havia acabado de perder o trampo com a banda do Bob Dylan, depois de terminar também o seu Blues Project conhece o moleque e fica muito impressionado. Chama Shuggie para gravar o lendário disco de 1970 KOOPER SESSIONS cheio de experimentações, improvisos e tudo mais. Ali, Shuggie aprende bastante.
Toma gosto pelo processo de gravação, pela elaboração de um trabalho e lança seu primeiro album solo em 1971 mas, segue trabalhando muito com Zappa e o Mothers Invention. Sem problemas; Shuggie segue fazendo seus estudos, pensando no próximo projeto seu que nasceria 3 anos depois. Em 1974 portanto é o ano do nosso disco de hoje.
IINFORMATION INSPIRATION nasce como um clássico desde então. Um disco muuuuuuuuuuuitooooooooooo bem elaborado, profundamente pessoal, cheio do que havia de mais moderno em se tratando de composição, melodia e harmonia, uma beleza de álbum que era muito mais que algo ligado ao Soul, Blues, Rock ou qualquer outra questão de gênero. Verdadeiras pérolas musicas como Island Letter, Aht Uh Mi Head, XL- 30 e outras bênçãos estão a disposição para serem desfrutadas na bolacha
Muito funk, muita orquestração, calma, elaboração fina e um padrão de excelência extremo são a marca desse disco que viria a inspirar muito gente foda como Sly Stone, George Benson, George Clinton, MC5... todo mundo ficou maluco com a bolacha.
Na época, o disco foi considerado “Futurista demais” por toda aquela imprensa musical preguiçosa que num entendeu porra nenhuma da parada mas que se foda! Hoje tamo aqui pra fazer justiça a bolacha. Vamos deixar o link por ae pelas capas pra baixar a macumba e no player ae embaixo vamos com a faixa titulo INSPIRATION INFORMATION para vocês sacudirem os quartos e ae já sabem:
Tasca o player e perigas ver...