Do Vinil pro CD ou Vice Versa... Tim Maia - 1970

Por Claudio Cox

Toda vez que escuto Tim Maia me lembro da Jive! da Caio Prado – uma festa capitaneada pelos DJs Don KB e MZK que começou no bar do antigo Hotel Cambridge e que depois virou casa noturna na rua Caio Prado, e ainda hoje se mantém ativo no Clube Piratininga no bairro de Higienópolis, tudo em São Paulo – e também do extinto Bar Borracharia da vila Madalena onde um grande amigo meu e da Rita, o Marcinho, era o chefão da pista. Isso em meados do ano 2000.

Foi bem nessa época que começou a rolar a febre dos míticos álbuns da Cultura Racional que Tim gravou no meio dos anos 70 pelo seu próprio selo, o Seroma, e cujo tema era a “religião” ou “seita” ou qualquer coisa do tipo, idealizada por um tal de Manuel no Rio de Janeiro dos anos 30.

Lembro de uma noite no Borracharia – que era um bar tipicamente roqueiro – o Marcinho mandando os “rockers” se fudê, botando “Bom Senso” do Racional pra rolar e pulando no meio da pista com a gente. Foi demais! Aliás, foi o Marcinho que arrumou as duas cópias classudas do Racional que ganhei de presente da Rita num aniversário meu.

Já na pista da Jive! o groove rolava sem abalar o relacionamento do DJ com os clientes. O nome da casa já entregava o jogo e dificilmente “desavisados” seriam pegos de surpresa. A coisa era sensacional, MZK esquentava a pista com beats afrodisíacos para o grand finale do Don KB, que abusava do Samba Rock e do Funk made in Brazil no seu set. Descobri muito som ali naquela pista...

Esse álbum de hoje é o primeiro do Tim e também era habitué na pista da Jive!, foi lançado em 1970. Comprei esse disco na banca do Chalaça em Santo André, na época que eu entrei para fazer vocal no Projeto Nave, final de 1999. Cheguei a gravar esse álbum em cassete pro Aquilez – que era o outro vocalista da banda –, estávamos numas de ouvir uns sons brasileiros e vira e mexe tocávamos uns cassetes caseiros, esses dias até achei um desses que ele fez pra mim com clássico álbum “Gil & Jorge” gravado. Good Times...

A versão digital acabou de entrar aqui na coleção, já fazia um tempo que eu não comprava um Cdzinho, mas esse foi um caso especial. Trata-se de uma coleção que a Editora Abril lançou esse ano nas bancas. São quinze volumes incluindo um inédito “Racional vol.3” – até então eram dois os volumes lançados –, mas os que valem mesmo (pelo menos pra mim) são os da fase 70.

O grande barato dessa coleção é que cada volume vem com um monte de fotos da época, todas as letras, ficha técnica completa (coisa rara em reedições em cd) e uma biografia que vai se desenrolando a cada disco.

Eu preciso ir atrás de dois volumes ainda – para completar as seis primeiras, a fase 70 –, acho que ainda está fácil de achá-los nas bancas (espero!).

Share: