| Cena de: Em potêncial |
Por Liora Mindrisz
A Corja Filmes, núcleo independente de realizadores de audiovisual, apresenta sua primeira Mostra, amanhã (23/07), em São Bernardo. Três filmes serão lançados no evento, que acontece gratuitamente no Teatro Elis Regina a partir das 20h. Os curtas-metragem “No meio do Caminho” e “A coisa aí fora tá feia” e o longa-metragem “Em Potencial” foram contemplados pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) de São Bernardo em 2009 e agora chegou a hora de serem exibidos na telona.
Os trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano foram realizados pelo grupo, que foi formado em 2006 durante as aulas na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André com o objetivo de viabilizar as produções audiovisuais. E conseguiram. Nos cinco anos de existência o núcleo já coleciona dois videoclipes, dez curtas, um média e um longa-metragem.
Como a alegria da arte está em ser compartilhada, a primeira Mostra Corja Filmes é a comemoração e a divisão deste momento com os moradores da região. Mais do que retratar imagens do ABC, os filmes tem relação com o cotidiano. Rodados em diversos pontos de Santo André e São Bernardo, as temáticas passam de abuso policial a dia-a-dia de um trabalhador. “Em Potencial”, especificamente, ficção cruza com a história regional.
Corja Filmes
Diverso é o adjetivo que se encaixa a Corja. A turma, que começou com nove, agora tem 15 integrantes da faixa dos 20 aos 50 anos que seguiram diversas profissões. Sempre agregando novas pessoas, lutam pelo cinema autoral, onde quem idealiza o projeto o dirige da sua forma. “Não temos linha ideológica ou uma estética. Nosso objetivo é ter pluralidade de linguagens que respeitem uns aos outros”, argumenta Marz Orlandi, diretor de “A coisa aí fora tá feia”.
Desta forma de trabalhar o núcleo só tem crescido e ganhando reconhecimento. Além de serem contemplados com as leis de incentivo, já foram convidados a integrar diversos festivais no País. “Ópera de Arame” (2008), filmado em super 8, foi selecionado para ser exibido nos festivais Curta 8 (Curitiba), Visões Periféricas (Rio de Janeiro) e na Mostra de Cinema de Campinas, todos em 2009.
Além deste, dois outros filmes integraram a programação do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, “22.1” e “Durante o Estopim”, de 2008. E aproveitando o bom momento, o grupo já tem mais dois projetos contemplados pelos VAI de São Bernardo e São Paulo em fase de pré-produção.
Sinopse: Dois jovens a bordo de uma moto na cidade de São Bernardo do Campo.No meio do caminho são abordados por policiais. Ao serem indagados, cada um relata o seu ponto de vista sobre uma pergunta simples: “Onde você está indo?”
A coisa aí fora tá feia 15'' - Veja o trailer
Sinopse: Alberto trabalha em um escritório e chega atrasado todos os dias. Diante de um ultimato de seu chefe ele tem que chegar no horário, pois sente que seu emprego esta ameaçado. Mas Alberto é um cara atrapalhado e para cumprir o combinado, precisará enfrentar uma série de contratempos.
Em Pontecial 1'10'' - Veja o trailer
Sinopse: Filme de ficção que olha o passado imaginando o que fica indisponível para o presente, propondo experiência contemporânea, “Em potencial” foi inicialmente apresentado como um projeto de média-metragem. Porém, possuindo capacidade de ampliação para longa-metragem, e sob experiência de produção de baixo custo sem descarte de qualidade, a possibilidade de surgir um dos mais novos longas-metragens de São Bernardo do Campo se concretizou. Outras informações no blog do filme: empotencial.blogspot.com
Serviço
Onde: Teatro Elis Regina - Av. João Firmino, 900, B. Assunção, São Bernardo do Campo
Onde: Teatro Elis Regina - Av. João Firmino, 900, B. Assunção, São Bernardo do Campo
Quando: 23/07 a partir das 20h
Quanrto: Entrada gratuita
Quanrto: Entrada gratuita