O primeiro e maior evento internacional de freerunning - o Red Bull Arte do Movimento - será realizado pela primeira vez no Brasil.
Após ter passado por Londres (Inglaterra) e Yokohama (Japão) este ano, a competição faz sua estreia na América do Sul hoje (13/08), às 19h, no Paço das Artes da Universidade de São Paulo (USP). 20 atletas de sete países, incluindo seis brasileiros, tentarão superar os próprios limites corporais no coração da capital paulista.
O freerunning (ou “corrida livre”) pode ser entendido como uma modalidade nascida a partir do parkour, a arte do deslocamento em que praticantes buscam a máxima eficiência para transpor obstáculos urbanos sem fins competitivos, utilizando saltos e outras habilidades corporais. O freerunning, por outro lado, incorpora saltos mortais e acrobacias e aspectos artísticos à prática, buscando dar maior plasticidade aos movimentos integrados ao ambiente das cidades.
![]() |
| O Teatro de Londres lotado durante o Red Bull Arte do Moviemento deste ano. |
No Red Bull Arte do Movimento, os freerunners serão avaliados por uma comissão de jurados seguindo quatro critérios: criatividade, ritmo, dificuldade e estilo. Na primeira fase, cada um dos 20 participantes terá um minuto para adaptar seu estilo ao complexo percurso da arquitetura de concreto do edifício anexo ao Paço das Artes. Oito atletas avançam para a final, que definirá o campeão.
“Só estamos tentando descobrir qual estilo se encaixa melhor neste percurso. O público quer um vencedor, é claro, mas não existem perdedores. O importante não é ser o melhor, é perceber que cada ambiente pode trazer um vencedor diferente”, explicou o inglês Ryan Doyle, um dos mais renomados free runners do mundo, que já desembarcou em São Paulo para o Red Bull Arte do Movimento.
Em 2011, duas cidades já receberam os melhores freerunners do mundo. Em março, o Teatro Real de Londres ficou lotado para o primeiro evento do ano, vencido pelo atleta local Tim Shieff, diante de seis mil espectadores. No fim do último dia 30 de julho, foi a vez de Yokohama, no Japão, onde 2,5 mil pessoas assistiram à vitória do alemão Jason Paul na Torre Yokohama, o maior edifício do país.
Atletas confirmados: Erick “Daer” Sanchez (México); Rodrigo Rovira Alvarez (México); Marcus Gustafsson (Suécia); Jason Paul (Alemanha); Sergio Cora (Espanha); Ryan Doyle (Reino Unido); Tim “Livewire” Shieff (Reino Unido); George Mayfield (Reino Unido); “Luci Steel” (EUA); Cato Aspmo (Suécia); Justin Sheafer (EUA); Victor “Showtime” Lopez (EUA); Daniel Mast (EUA); Maxw Henry (EUA); Paulo Victor Azevedo (Natal/RN); Paulo Eduardo (Fortaleza/CE); Pedro Thomas (Brasilia/DF); Renatinho Queiroz (Jundiaí/SP); Eduardo Geraldi "Duhnz" (São José dos Campos/SP); Leandro Anjo (Fortaleza/CE).
Serviço:
Onde: Paço das Artes - Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária - SP
Quando: 13 de agosto, sábado às 19h - Abertura dos portões: 17h
Quanto: Entrada gratuita (*O público está restrito a 1000 pessoas, por ordem de chegada)
Fonte: www.redbull.com.br
Fonte: www.redbull.com.br
