Essa semana completou 20 anos da morte do gênio do jazz, e pra não deixar passar a data em branco nós dividiremos com vocês um "showzinho" desse quinteto da pesada: Miles Davis, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Ron Carter, Tony Williams. Gravado em Estocolmo, Suécia, no dia 31 de outubro de 1967.
A esta altura o quinteto tinha essencialmente abandonado as mudanças de acordes baseada no bop tradicional, partindo para uma música modal, quase que exclusivamente. O som de Miles estava se tornando cada vez mais complexo, abstrato e livre, aproximando-se de seu período de "fusion" elétrico.
Com a seção rítmica num papel muito mais central do que Davis já havia experimentado anteriormente, o grupo foi transformando freebop em outra coisa: hipnótico, imprevisível e poético. Davis estava no auge criativo, semelhante à época do seu sexteto com John Coltrane e Bill Evans, em 1959.
Podemos perceber nesta apresentação que o quinteto toca set continuamente. Cada canção flui para a outra sem pausa, somente mudanças melódicas e ritmo indicam a transição.
É melhor ver e ouvir para entender... boa diversão!
Set:
Agitation (Miles Davis, a partir 'E.S.P', Nov. 65)
Footprints (Wayne Shorter, a partir de 'SMILES MILES', Jan '67)
''Round Midnight (Thelonious Monk, Cootie Williams, de' ROUND MIDNIGHT SOBRE, 18 Mar '57)
Gingerbread Boy (Jimmy Heath, de 'MILES SMILES')
The Theme (de 'WORKIN, setembro 59, gravado em 56)
