![]() |
| Clica na foto e vai que é sua... |
Por Marcelo Mendez
São varios os motivos que elevam um disco a categoria de “álbum clássico” e muitas dessas vezes, esses mesmos motivos nem sempre são lineares, aliás o que tem essa sanha, essa obsessão com a linearidade talvez se afaste dessa nossa prosa aqui. O Disco em questão hoje é um exemplo cabal disso.
Neil Percival Kenneth Robert Ragland Young nasceu em Toronto no Canadá, para depois mudar-se para Winnipeg e por lá, começar a sua lendária carreira musical. Ficou por lá até 1963, quando parte de vez para os Estados Unidos e então, passa a ser notado pelos bares e pub's fétidos de Nova York. Isso até ser visto pelo amigão da vida toda David Briggs que decide produzir suas demos e apresentá-lo para o circuito folk americano.
Assim, foi parar no Crosby/Stills/Nash & Young, onde grava discos sensacionais como o épico 4 WAY STREET e o lindo DEJAVÚ. Paralelamente, emplaca discos solo espetaculares como AFTER GOLD RUSH, ALABAMA e outros até chegarmos ao nosso bolachão em questão.
TONIGHT'S THE NIGHT, gravado no ano da graça de 1973 é o sexto disco de nosso grande herói e é sem duvida, um marco do período mais turbulento da vida de Neil.
Young vivia o auge do seu inferno das drogas. Lutava bruscamente contra isso e contra os problemas que o cercavam durante a elaboração da parada. O mais foda deles, protagonizado pelo seu amigo, Danny Whitten, guitarrista de sua banda. Caboclo tava pooodreee!!
Nas cordas mesmo... Nas satânicas agulhas da heroína, sem conseguir se livrar da danada, não deu mais pra manter os elementos na banda; Neil então o demite, da 2.000 mil dólares de indenização e segue tocando sua vida até a chegada da noticia que o arrebenta... O cara morre de overdose com a grana que ele deu. Pra acabar de fuder, deixa uma carta explicando os porquês das desgraças todas e ao lê-la Neil Young imediatamente descobre o tom que regerá o disco. Tonight's The Night torna-se então a mais linda forma de expressão da dor de um artista.
TONIGHT'S THE NIGHT lançado apenas em 1975 por conta de todos os problemas citados, além de ser a minha trilha sonora predileta para idos tempos de vida torta, disco mais-mais dos meus homéricos porres serramaltisticos e afins, foi escolhido ae pela Revista Rolling Stone como um dos 25 grandes discos da história do rock e até hoje, tem suas musicas tocadas ao vivo pelo grande Neil Young. Os senhores ouçam, conheçam e dae pra frente é com vocês. Mas recomendo que se de uma olhada na obra do Neil Young.
Os senhores não vão se arrepender...
Neil Young - Tonight's the night
Neil Young - Tonight's the night
Marcelo Mendez é colaborador do Pastilhas Coloridas, filho da Dona Claudete, escritor, webmaster e um dos responsáveis pelo cineblog Bandidos do Cine Xangai.


