De olho na Moda - O 'Ctrl C e o Ctrl V' dos estilistas

Por Carolina Vitorino e Priscila Tâmara | 

Como é triste ver que muitos grandes estilistas ainda carregam esse tipo de pensamento o do “Ctrl C, Ctrl V”.

Não sei até que ponto as pessoas ainda gostam de ver as mesmas coisas e brincar de faz-de-conta. Faz de conta que fui eu que inventei, faz de conta que eu nunca vi, faz de conta que eu gostei ou talvez as pessoas realmente gostem de usar o que as outras pessoas estão usando, aquela velha história: estar igual para se enquadrar num determinado estereótipo que a maioria determina como sendo o belo e o correto.
Imagem do blog copypastefashionweek, o qual mostra de onde vêm a "inspiração" de algumas peças no mundo da moda

A cada troca de estação fico tentando achar uma nova linguagem, um novo olhar, uma nova proposta, seja nas formas, na escolha das cores, dos tecidos, do estilo, enfim... É como criar uma música. Será que tudo que poderia ser feito já foi feito? Tudo não passa de uma farsa?

A moda carrega consigo um lado criativo sim, embora a indústria da moda gire em torno do que se mostra comercial. Mas a passarela pra mim, sempre foi o palco, a hora de mostrar o que tem por trás de tudo aquilo que vemos nas araras. Como tudo aquilo começou? De onde surgiram as ideias, qual é o tema, no que se inspirou?

E aí, vemos mais uma vez que a inspiração veio de fora, como se alguém tivesse soprado o que já se usou lá fora e dissesse: “Vai, agora é com vocês! Copiem seus idiotas, porque já usamos o bastante e estamos de saco cheio!”.

O Verão 2013 é um bom exemplo, e não é exclusividade só dele, porque isso sempre acontece. Gostamos de enaltecer o trabalho de gente talentosa, criativa, que tem algo a dizer, a mostrar, mas é incrível como grandes estilistas, dos que se falam por aí toda hora, aqueles que carregam todo aquele glamour do mundo de plástico nas costas, são tão queridos por fazerem esse tipo de trabalho.

E o mais brochante mesmo, é saber que eles fazem isso, porque existe uma grande maioria que espera por isso, que quer mais é que chegue nas lojas pra correr pra comprar.

O blog Copy Paste Fashion Week – CPFW colheu boas imagens para ilustrar essa criatividade toda. É muito evidente ou é só mais uma coincidência da moda?

Carolina Vitorino cursou Produção de Vestuário e atualmente se aprofunda em Modelagem. Priscila Tâmara estuda e trabalha com Modelagem Geométrica e cursou Merchandising p/ Varejo de Moda.
Share: