O Itaú Cultural apresenta a terceira edição da mostra Cinema de Bordas, que reúne filmes produzidos de forma independente, com baixo orçamento e alguns de estética "trash". São trabalhos que se concentram em narrativas de ficção e fazem proveito de histórias e imagens de outros produtos culturais, como filmes antigos, HQs e seriados. Também é característica dessas produções a adaptação do conteúdo segundo o modo de vida e o imaginário popular das comunidades envolvidas no processo criativo.Com curadoria de Bernadette Lyra, Gelson Santana e Laura Cánepa, a seleção de filmes foi pautada em três momentos em que a produção foi descentralizada, permitindo a realização dessas obras: nos 1970, com o advento das câmeras VHS; durante os anos 1980, na época de ouro dos fanzines; e atualmente, com a popularização da internet, que permite maior contato entre os produtores e destes com o público interessado.
As exibições, que acontecem de 19 a 24 de abril, são seguidas de bate-papos com alguns realizadores.
Produzindo com Recurso Zero
O instituto também apresenta, entre 20 e 22 de abril, a oficina Produzindo com Recurso Zero, que aborda as diversas etapas envolvidas no processo de construção desse tipo de filme, como o roteiro, a pré-produção, a captação e a edição. Joel Caetano, da Recurso Zero Produções, mostra como é possível criar curtas, médias e até longas-metragens com baixo orçamento e ter um resultado de qualidade.
Confira aqui a programação detalhada, sinopses e biografias.
Serviço
Onde: Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural - Av. Paulista 149, Paraíso, SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Quando: Abertura 19/04l às 20h. Mostra, de 20/04 a 24/04l. Horários: qua, qui e sex às 18h e 20h; sáb e dom ás 16h e 18h. Oficina, 20/04 a 22/04 das 14h às 18h.
Quanto: Entrada gratuita
Fonte: www.itaucultural.org.br