Um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida nesse documentário. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mundo e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira e influenciando a várias gerações.

Cuidadosamente pesquisados, o filme investiga o movimento cultural que começou no Brasil na década de 60 como uma reação à música popular e do nacionalismo do período. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e outros refletem sobre as suas experiências, enquanto imagens de um arquivo magnífico traz à vida a criatividade pura e alcance político do "tropicalismo"
"Colocado contra a turbulenta atmosfera da década de 60, a Tropicália é um documentário longa-metragem que explora o movimento artístico brasileiro conhecido como Tropicália, e a luta dos seus artistas pelos seu direito de expressar livremente o pensamento revolucionário contra a repressão violenta do governo brasileiro." Maurice James
"E viva a rapaziada".
via trabalho sujo