Por Carolina Vitorino e Priscila Tâmara |
Dr. Martens é marca inglesa conhecida como Doc Martens, Docs ou DMS. Desenvolvida em 1946 na Alemanha, pelo Dr. Klaus Märtens, famosa pelos seus calçados de couro com costura amarela, incluindo também roupas e acessórios.

Ele tentou vender seus sapatos, mas sem sucesso, até que encontrou um amigo da universidade, Dr. Herbert Funck, em 1947, que se encantou com o design dos sapatos e ofereceu uma parceria em Seeshaupt, na Alemanha.
Para fazer o solado, Funck e Martens utilizavam borracha descartada de aeroportos da Luftwaffe - força aérea alemã. Os sapatos fizeram sucesso entre as donas de casa, onde 80% das vendas eram feitas para mulheres com mais de 40 anos.
As vendas haviam crescido tanto que em 1952 abriram uma fábrica em Munique, que em 1959 foi considerada a maior vendedora no mercado internacional de calçados. O fabricante de sapatos British R. Griggs Group Ltd. comprou os direitos da patente para fabricação dos calçados no Reino Unido e mudaram o nome de Griggs Anglicano para Maertens e Martens. Com o tempo foram evoluindo e assim reestruturaram o calcanhar, acrescentaram a costura amarela e patentearam a sola como AirWair.
As primeiras botas Dr. Martens no Reino Unido saíram em 1º de abril de 1960, e são conhecidas como estilo 1460 (01/04/1960), ainda hoje produzidas com oito ilhoses, na cor vermelho-cereja, feito em napa. As botas eram feitas por alguns fabricantes de calçados em Northamptonshire e eram populares entre os trabalhadores, como carteiros, policiais e operários. No final dos anos 1960 os skinheads começaram a usar as botas Dr. Martens e no final de 1970 as botas ficaram populares entre o movimento punk britânico.
Na década de 2000 as foram vendidas exclusivamente com o nome AirWair, com dezenas de estilos diferenciados, incluindo sapatos pretos convencionais, sandálias e botas.
Após a queda de vendas em 2003, a Dr. Martens deixou de produzir no Reino Unido e transferiu a produção para a China e Tailândia onde a maioria é feita até hoje. Em 2007 começaram a produzir seus calçados novamente na Inglaterra, na fábrica Wollaston Cobbs Lane. Entre estes produtos, veio à linha "Vintage", que a empresa anunciou ser feita como era originalmente, sendo possível adquiri-la nas Dr. Martens dos EUA e da Inglaterra.
![]() |
Costura amarela
|
![]() |
Interior da Doc fabricado na Inglaterra antes de 2003
|
![]() |
Solado da doc fabricado na Inglaterra antes de 2003
|
![]() |
Solado da doc fabricado na china depois de 2003
|
![]() |
É o calçado mais usado pelos punks e skinheads
|
Vamos conhecer o processo de produção de um sapato Dr. Martens sob medida?
O couro chega à fábrica no formato da parte superior do animal, no caso a vaca.
Depois vem o corte das peças na máquina denominada “Clicker”.
A maioria é feita por mulheres.
O que distingue uma verdadeira bota ou sapato Dr. Martens é a linha de três pontos costurados, que vocês podem ver abaixo. Tudo isso para evitar falsificação. As falsas têm no máximo duas ou três linhas espaçadas de costura em forma desigual.
Este já está sendo usado pela sua dona
E foi personalizado com seu nome e data a seu pedido.
Site oficial: www.drmartens.com
Fonte: www.stylebubble.co.uk
Carolina Vitorino cursou Produção de Vestuário e atualmente se aprofunda em Modelagem. Priscila Tâmara estuda e trabalha com Modelagem Geométrica e cursou Merchandising p/ Varejo de Moda.