La Bruyere, o paulistão e outras elucubrações ludopédicas em 2013...

Por Marcelo Mendez

Eis que estamos de volta em 2013.

Os caros amigos de sempre que me leem acá nesse espaço voltado para as melhores e mais sacadas elucubrações ludopédicas têm finalmente seu start para esse novo ano da graça. Foram boas férias amigos. Entre um Stevie Wonder aqui, um Happy Mondays acolá e o Primal Scream ecoando nas minhas noites em Ipanema e mais uma série de outros cafés por ae, rolou também as leituras e algumas que há tempos não fazia, como do meu chegado La Bruyere.

Dentre todos os ótimos ensaios de Jean de La Bruyere e outras tantas que ele influenciou uma frase dele ficou em minha cabeça e ela que vai reger os primeiros andamentos da Coluna Canela De Ferro para 2013. Disse o francês certa vez:

“O mérito de alguns homens é o talento com o qual escrevem suas idéias. O mérito de outros homens consiste no entanto no mérito de não escreve-las...”

Pois é. Pensando em tudo isso vem a questão para nossas fuças ludopédicas: "Qual o mérito de escrever e de não escrever certas coisas ligadas ao futebol? O que realmente importa aqui para a crônica nas coisas do Campeonato Paulista, por exemplo?"

Há tempos venho dizendo aqui e quem me acompanha nesse espaço bem sabe; a crônica futeboleira é de uma obviedade irritante e vexatória. O sujeito usa 4 mil caracteres para escrever tudo que o povo já viu três dias antes, para contar tudo que já se soube através da deliciosa conversa de boteco do pós jogo. Falam do “Dia-a-dia dos clubes grandes”, como umas candinhas pérfidas, mal amadas e previsíveis. E ae que vem a questão conceitual:

Qual a “gradeza” que há nisso? Que cobertura é essa? Oras amigo leitor...

A realidade do Esporte futebol é muito diferente desta que se vê nos programas televisivos na hora do almoço. Somos um País onde 94% dos trabalhadores do Futebol, ou estão desempregados ou ganham menos de 1 salário minimo, isso quando recebem. São mais de 2 milhões de trabalhadores ou desempregados ou muito mal pagos que clamam por empregos. No Brasil, os Campeonatos Regionais podem ser as únicas e mirradas chances desse povo ter ao menos 3 meses de trabalho. E não se enganem com essa balela de “rivalidade entre torcidas e blá, blá, blá”. O torcedor de futebol dos novos tempos ta preocupado la com o Chelsea, o Barcelona, o Corinthians e Real Madrid. Pouco ta se lixando para XV de Piracicaba, o Juventus, ou o Linense. Então tá.

Se eles não se importam, nós aqui no Canela De Ferro vamos ousar nos importar.

No primeiro semestre de 2013, em seus primeiros meses, vamos aqui falar da realidade do que acontece no Campeonato Paulista, tendo como prisma a Realidade da coisa, com a crônica voltada para o mais bucólico dos seus exercícios e sua essência. O cronista que vos fala, tal e qual um Proust de chuteiras, analisará esse pessoal, essa gente e esses clubes, sem o gigantismo e as bravatas do new-football-factory que se apresenta hoje. Os senhores estão convidados portanto para a nossa viagem pelo País das Chuteiras Imortais.

Ta dada a primeira bica em 2013...

Marcelo Mendez é colaborador do Pastilhas Coloridas, filho da Dona Claudete, escritor e um dos responsáveis pelo cineblog Bandidos do Cine Xangai.
Share: