João do Vale. Muita gente desconhece


João Batista do Vale, como milhares e milhares de outros conterrâneos, saiu do nordeste e de boleia em boleia chegou ao sudeste para contribuir com sua força bruta na construção civíl.

Semi-analfabeto, pobre, trabalhou forte, e nos períodos livres frequentava os programas de rádio para conhecer os artistas e mostrar os baiões que compunha. Dessa forma o Brasil encontrou João do Vale através de músicas como "Estrela Miúda", "Carcará" e inúmeras outras.

Junto àquela rudeza resultante da pobreza, falta de instrução, preconceito e abandono social, sempre existiu a sutileza do poeta popular, daqueles que escrevem tão bem os cordéis ou dos repentistas que por vezes cruzamos nas praças e estações de trem mostrando seu trabalho por alguns trocados.

Não demorou muito para que artistas como Zé Gonzaga, Luis Vieira, Dolores Duran, Chico Buarque, Maria Bethania, Nara Leão, Oduvaldo Viana, Tom Jobim se sensibilizassem com sua obra, surgindo assim inúmeras parcerias.

Com letras fortes, realistas e na maioria autobiográficas, mesmo que involuntariamente, mostrava um Brasil desconhecido para o "Brasil bossa-nova". Esse documentário ilustra bem o que muita gente desconhece.

Pode ser que não conheçam pelo nome, mas com certeza já ouviram e até cantaram suas poesias por ai.

É curto, vale a pena assistir...

Share: