Os retratos pixelizados tecidos a mão de Catherine Tipping


'Borrarando' as linhas entre o que está na tela e fora dela, ela usa lã para tecer rostos humanos que são parcialmente pixelizados,como que se fosse obscurecido por Photoshop. Eles são tecidos em uma tela em grade, e não ficam tão diferentes dos pixels que vemos na tela do computador. Ela usa estas semelhanças para fazer uma série intitulada 'Filter', que reflete sobre a identidade e a forma como a tecnologia mudou totalmente a nossa cultura.

Tipping explica o conceito por trás de seu trabalho:

"Eu estava aprendendo sobre o Modernismo e como a tecnologia mudou a sociedade culturalmente naquela época. E vi como a era digital teve um efeito semelhante em nossa cultura. Agora que estamos na segunda década do novo milênio, contamos com a eficiência da tecnologia digital. Recentemente, em alguns nichos da sociedade, parece que há um anseio pelos trabalhos feitos a mão novamente. Talvez agora seja o momento em que os meios digitais e artesanais podem ser combinados e abraçado pela sociedade. Eu vejo esta ponte nos meus processos usando uma imagem digital com todos os seus pixels e a teço a mão.

Estou interessado na identidade cultural em vários níveis; social, sub-cultural e pessoal. Eu gosto de considerar diferentes tradições visuais de diferentes épocas e fatores externos que as moldam."













Share: