Do Vinil pro CD ou Vice Versa... The Beatles - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Por Claudio Cox

Definitivamente os Beatles são a banda mais foda da história do rock! Uma afirmação dessas vinda de um Stonemaníaco como eu deve no mínimo ser averiguada. Mas é sério, quase tudo que dita o rock e a música pop até hoje tem um dedo dos manos de Liverpool – existe um pouco de exagero algumas vezes, como “Helter Skelter” ser considerada o ponto zero do Heavy Metal, por exemplo – e quanto mais você fuça, mais você acha coisas relacionadas com a obra da banda.

Eu fui descobrir os Beatles meio tarde exatos 12 anos atrás como já disse, comecei pelos Rolling Stones no quesito “clássicos” e antes de conhecer mais profundamente a obra do quarteto fantástico, foram muitos e muitos discos e bandas que passaram pelos meus aparelhos de som. A mesma coisa aconteceu com Bob Dylan e Neil Young, mas essa é uma conversa para uma outra ocasião...

Ultimamente venho sendo “perseguido” por histórias que envolvem os Beatles. Começou com um livro sobre o “Sgt. Peppers” que encontrei por acaso num sebo, depois fui ver o documentário sobre o Lemmy Kilmister e logo no começo o cara entra numa loja de discos atrás de uma caixa dos Beatles Mono – segundo 11 entre 10 especialistas em Beatles, as edições Mono dos discos são como eles devem ser ouvidos – e pra fechar a overdose ainda peguei na TV alguns dias atrás um programinha de curiosidades sobre a banda.

Depois dessa maratona, minha relação com a banda mudou um pouco. Sir Paul Mc Cartney, por exemplo, subiu muitos pontos no meu conceito. Creditava muita coisa à Lennon por achar ele o mais “visceral” entre os quatro, mas na verdade Mc Cartney sempre foi o fio condutor da parada, o interesse pela música eletrônica, o flerte com o Pink Floyd, com o The Move e com a tal psicodelia, a mudança na direção sonora entre outras coisas.

Assim como o Revolver, o álbum – o cd em versão estéreo – da “Banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta” veio parar na minha estante graças a minha amada, Lovely Rita, que ganhou o álbum de um amigo justamente por causa dessa ligação entre o seu nome com uma canção do álbum. Uma feliz coincidência!

Hoje em dia desfrutamos de quase toda a obra dos caras em vinil, quase todos relançamentos em estéreo – bom, eu vim saber dessa fita do mono x estéreo quase agora – mas por ironia do destino o “Sgt. Peppers”, o “Revolver” e o “Abbey Road” são os únicos originais de época na coleção, com capa sanduíche, encartes e o mais importante: Mono!

PS: Quem estiver na febre de comparar o mono x estéreo aí vai :

The Beatles – Fixing a Hole (Mono)

The Beatles – Fixing a Hole (Estéreo)

Share: