Por Marcelo Mendez
Agora sim.
Depois de um agitado primeiro semestre com Taça Libertadora, Copa Do Brasil, Campeonatos Regionais e Copa América de seleções todos encerrados as atenções finalmente se voltarão ao Campeonato Brasileiro.
Com o atrapalhado calendário ludopédico nosso aqui dos trópicos, o Brasileirão não parou e muito pelo contrário; Apresentou grande rodadas e muitos bons atrativos para falarmos. Teve o Corinthians...
O time de Tite, livre das demais competições, sem problemas com contusões e como convocações, arrancou maravilhosamente bem no campeonato, alcançando a barcelonistica meta de 9 vitórias em 10 jogos. Disparou na liderança e os resenhistas ludopédicos mais afoitos, cravaram o time do parque são Jorge como inevitável campeão. Eis que depois de 2 derrotas, uma para o Cruzeiro e outra ontem por 3x2 para o Avaí em Florianópolis, da mesma forma afoitas esses mesmos Brandam em suas redações; “Perdeu o foco...”
E tem o São Paulo...
No clube que me lembra a Sarah Poley, a perda de foco é da diretoria. Desde que os catedráticos do Morumbi, os lordes sem classe da falência quatrocentona paulistana... Desde que eles mandaram Murici Ramalho embora, o time se perdeu completamente. Conseguiu um lampejo de qualidade com Ricardo Gomes de técnico que idiotamente foi demitido também e agora, depois de uma atormentada passagem de Paulo Cesar Carpegiani, escolheu Adilson Batista para recomeçar a sua escalada vitoriosa. Será??
Adilson Batista é ótimo profissional. Cara sério, conhecedor do futebol e muito trabalhador. Problema com ele é que, é necessário tempo demais para que se entenda o que ele quer como ideal nas equipes que monta. Para Adilson, futebol é agressividade ofensiva. É incisão. Gosta de seus times jogando de maneira acelerada, fazendo rapidamente a transição entre defesa, ataque e finalização. O São Paulo não esta acostumado a isso. Mesmo tendo o ótimo menino Lucas, o clube gosta de cadenciar, tocar, esperar... Conta com Rivaldo, agora como titular. Mais uma aspecto que conta pontos para a cadência e isso vai contra os times que Adilson arma. Jogando ontem em casa contra o Vasco, o São Paulo conseguiu essa prensa em cima do Vasco por todo o primeiro tempo. Mas sem o equilíbrio necessário para lidar com essa nova forma de jogar, perdeu completamente o domínio do jogo no segundo tempo e então, o time da colina deitou e rolou.
Com experiência e malandragem, meteu 2x0 e conta fechada. Aqui, espero que para a próxima crônica o Adilson ainda esteja como técnico por lá...
Tem ainda os casos de Santos, cheio de ressaca de títulos que perdeu em Curitiba para o Atlético paranaense por 3x2 e o meu Palmeiras que é uma cousa impressionante.
Já disse aqui, o meu Palmeiras como o time que tem deveria estar beirando o tacho do capeta da parte de baixo da tabela. É um time limitado que no máximo, lutaria para não cair para a segunda divisão. Está recheado de jogadores limitadíssimos, tem um heróico Kleber tirando leite de pedra no ataque verde, mais dois ótimos goleiros, Marcos Assunção nas bolas paradas e só. Dentro de campo é isso. Mas a diferença vem de fora...
Com o comando de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras consegue uma impressionante 4ª posição na tabela! O ótimo técnico consegue fazer o time render com jogadores como Luan, Marcio Araújo, Cicinho, Patrick... É um time spartano, lutador, guerreiro ao extremo, que consegue todos os seus resultados, todos os seus lendários “1x0” de maneira épica. Um gol do ataque Palmeirense é algo tão suado como um dos 12 trabalhos de Hércules! Tudo para meu Palmeiras é suado e sofrido. Sábado ultimo no Canindé, o 3x2 em cima do Atlético Mineiro foi um parto!
No entanto, para os nossos jogadores tudo isso vale a pena quando os 3 pontos vêm. Há que se discutir se; Precisa tanto desespero assim para conseguir tal objetivo. Afinal de contas, o futebol pode ser suave.
Pelo Brasil, temos a destacar o bom desempenho dos clubes do Rio.
Vasco, Flamengo, Fluminense e até o Botafogo, vem fazendo ótimas campanhas. Flamengão firme! Segundo lugar na tabela, um ponto atrás do Corinthians e Ronaldinho Gaucho querendo jogar. Ou seja; Tudo diz que teremos um ótimo campeonato.
A coluna Canela De Ferro ficará atenta ao fabuloso relicário propiciado por nossos atletas. Espero que a tecnocracia da ordem, não instigue nossos técnicos a tirar os seus clubes do ataque. Que tenhamos placares de 5x4, 3x2, 4x3... Que sejamos felizes finalmente vendo um jogo de bola.
Então, segue a pelota...
Marcelo Mendez é colaborador do Pastilhas Coloridas, filho da Dona Claudete, escritor, webmaster e um dos responsáveis pelo cineblog Bandidos do Cine Xangai.
