Fagner e Cidadão Instigado... queremos mais!

Por Vinicius Alves 

Começo informando tristemente... não pude ir. Infelizmente

 Sendo eu filho de cearense e tendo o prazer de ter convivido com uma avó, também cearense, que passava o dia todo andando descalça pela casa ouvindo de João do Vale a Raimundo Fagner no último volume, quando soube desse encontro entre Fagner e Cidadão Instigado - ambos cearenses - não pensei duas vezes em ir, mas os ingressos acabaram rapidamente.

 Pode parecer aqui um certo corporativismo nordestino, mas não é não. Fagner e Cidadão Instigados são muito bons mesmo. A discografia de Fagner até 1983 é impecável e depois disso os timbres pasteurizados dos anos 80 o deixaram "comercial" demais, mas mesmo assim conseguimos encontrar muita coisa boa. Cidadão Instigado é uma banda como poucas, corre fora da linha e do padrão vigente, e por vezes não é compreendida. Eu mesmo admito que tive um certo estranhamento logo que ouvi pela primeira vez.

 O fato é que mesmo sem ter ido ao show, consegui assisti-lo quase que na integra pelo santo YouTube e gostei demais do que vi. Fernando Catatau teve a sutileza e generosidade de acompanhar Fagner nas músicas e manter praticamente intactos e originais os solos de guitarras das canções clássicas, muitos deles imortalizados por outro grande guitarrista, Robertinho do Recife.

 Catatau é aquele tipo de guitarrista econômico, mas com repertório vasto, toca a nota certa na hora certa, não precisa de firula e virtuosismos pra mostrar qualidade. Fora isso, o mais legal foi ver estampado no rosto dele um enorme sorriso, deixando mais que evidente o prazer dele em estar ali, tocando músicas que com certeza marcaram sua infância e adolescência, assim como marcaram a minha.

 Agora é torce pra que repitam a dose...

Share: