Educação sentimental número II e a introdução para musica de sangue e paz. Ao Palmeiras com amor...

Por Marcelo Mendez

Uma vez um imperador pagou uma portentosa fortuna para que o genial Johann Sebastian Bach compusesse uma cantata. O mestre alemão, gênio das mais mil obras por toda a sua vida tava la num drama porque não sabia exatamente como fechar a coisa então decidiu ler a Carta de Paulo Aos Romanos. Emocionou-se com o que viu e a partir dali decidiu:

Fechou a sua obra “Herz Und Mund Tat Un Leben” com um coro que ficou eternizado com um dos momentos mais lindos de todos os tempos dentro da história da musica. JESUS CRISTO ALEGRIA DOS HOMENS é um dos momentos que o homem pode sentir que a vida é bela de fato, que tudo pode ser arrefecido, purificado e lindo.

No domingo de ontem ao ver o 3x2 que o Fluminense aplicou sobre meu Palmeiras decidi então que iria até o alemão imortal para ver as coisa da ludopédia se amenizavam um pouco e para pensar em tudo que ta acontecendo. Bem...

O Campeonato Brasileiro de 2012 esta definido:

O Fluminense é o Campeão Brasileiro inconteste!

São 76 pontos ganhos, 12 a frente do segundo concorrente o Atlético Mineiro e ae, nada a fazer. Parabéns aos tricolores cariocas, ao seu técnico Abel Braga, ao seu patrocinador Celso Barros que enche os cofres do clube de muita grana, coisa que deixa todo mundo feliz, aos seus profissionais, como o gerente Rogério Caetano, a comissão técnica, aos ótimos Fred, Deco, Welington Nem, ao goleiro Diego Cavalieri e a toda sua enorme torcida. Resta o que para crônica?

O Palmeiras, quer dizer; Tudo!

O amigo leitor que aqui me acompanha semanalmente em Canela de Ferro, sabe que lá quando faltava 12 rodadas para o final da competição eu afirmei aqui:

“O Palmeiras vai cair para a segunda divisão.” - E não há nenhuma futurologia nisso. É fato. Um time que disputa 34 rodadas de um campeonato e vence apenas 7, não pode ficar na elite de nada que não seja a sua miséria ludopédica plena. Isso tava mais do que claro. Fato
mais consumado que samba do Djavan. Ae a crônica pode seguir pelo caminho óbvio que é apontar os erros todos:

Diretoria incompetente, desmandos, péssima administração, má formação do elenco, gestão retrógrada e blá, blá, blá... Ou, em um exercício pleno de elevação espiritual, procurar ver o que pode ser feito daqui pra frente depois de toda a terra devastada que está o time de Parque Antártica. Caro amigo torcedor...

Falei semana passada que aqui para a Crônica em Canela De Ferro, me vale muito mais o sorriso no rosto de vocês do que os títulos, bravatas, marketings e toda a tal “modernidade” apregoada aos 4 léus pelos novos burocratas ludopédicos. Claro que não quero ser a Poliana.

Sei que dói demais uma derrota de vosso clube, uma chacota do torcedor rival e todas as outras coisas mas entendam:

O futebol precisa disso. Por mais que uma vez ou outra doa em você, se faz necessário entender que sem isso as coisas ficariam muito chatas. A vida ficaria previsível, tudo ficaria muito modorrento e xexelento.
Entendo que ao palmeirense é de direito que se sofra, que se esperneie mas, diante do quadro que se apresenta é necessário mais do que nunca pensar em 2013.

Que o Palmeiras se planeje, que se monte um projeto viável para o retorno em 2014, que se de a comissão técnica reais condições de trabalho, que se organize o clube e sua administração, que as coisas sejam mais claras, mais francas, mais condizentes com a grandeza de um clube que em 2014 completará 100 anos de uma história linda.

Não adianta meu caro amigo torcedor, ficar se pegando a uma matemática louca e insana para que o Palmeiras escape, não da para orar por milagres porque se eles existem, de certo quer serão mais úteis em coisas muito mais importantes que em futebol. Viver hoje a realidade
do Palmeiras por todo o quadro que representa a Sociedade Esportiva Palmeiras é fundamental não para esse momento mas sim, para toda a história do clube daqui por diante. Então caro amigo torcedor, pensa nisso tudo.

Viva esse momento sim... VIVA! Isso é necessário, VIVER. Deixa ue as coisas aconteçam e dae torçam. Mas não sofram demais por isso nem por nada e ae quando tudo tiver bem apertada fica a dica aqui:

Bach para corações aflitos é muito bom. Inclusive para os de cor verde...

Marcelo Mendez é colaborador do Pastilhas Coloridas, filho da Dona Claudete, escritor e um dos responsáveis pelo cineblog Bandidos do Cine Xangai.
Share: