Do Vinil pro CD ou Vice Versa... Sonic Youth - Dirty

Por Claudio Cox

Ganhei esse álbum do meu amigo Luciano Vicente, vulgo Pig, em 93 ou 94, não me lembro muito bem. Mas me lembro o motivo: ele havia comprado a versão digital da bolacha e nessa me emprestou o vinil. O disco ficou tanto tempo em casa que quando pensei em devolvê-lo, comovido com a dor que eu sentia, meu chapa soltou a frase que eu mais gostaria de ouvir naquele momento:“Ah, pega procê vai!”.

Bom, não preciso nem dizer quem me apresentou o Sonic Youth né?! Mas devo confessar que me aprofundei na obra dos manos quando conheci minha amada Lovely Rita, em 1999. A mina tinha toda a coleção até o momento, em fita cassete caseira, é mole? Ela tinha também o “Sister” e o “Experimental Jet Set” em vinil.

Menos de um ano depois estávamos eu e Rita na platéia do finado “Free Jazz Festival” assistindo a primeira apresentação do Sonic Youth no Brasil, na ocasião era a turnê do álbum “NYC Ghosts and Flowers”, disco que até hoje não conheço muito bem, mesmo assim o show foi bombástico! Fecharam com “100%” do “Dirty”, o grande hit dos caras.

Em 2005 tivemos novamente a oportunidade de vê-los no Festival “Claro que é Rock”, dessa vez divulgando o ótimo “Sonic Nurse”, arrisco até em elegê-lo como o meu favorito, mas por um capricho do destino esse foi o mesmo festival que trouxe os Stooges, e por uma infelicidade o Sonic Youth acabou tocando logo após a apresentação matadora de Iggy Pop e seus companheiros... Foram ofuscados, não teve jeito!

Voltando ao disco, por incrível que pareça a minha versão digital é uma cópia desse original do Luciano, que foi o “culpado” pela vinda do clássico vinil duplo pra minha estante... Que coisa! Ganhei alguns discos nessa pegada, nêgo comprava o CD e dispensava o vinil, e eu como sempre estava ali, pronto pra acolher aqueles orfãozinhos...

O Sonic Youth é uma banda com 30 anos de carreira e que continua fazendo bons discos, hoje em dia venho acompanhando os lançamentos na base dos downloads, mas aguardando a oportunidade de conseguir adquirir algum título “fisicamente”.

O primeiro na lista de espera é o “Sonic Nurse”, que já tenho em CD e sonho com a edição em vinil. Quem sabe ele não aparece por aqui mais pra frente...
Share: