Expresso Jazz chega a sua terceira edição

Marcelo Monteiro Trio e o grupo Martinez são algumas das atrações da 3º edição do festival
Por Ana Mesquita | 

Saindo fora da caretice, do mainstream, do circuito Sesc e do senso comum, acontece neste sábado e domingo o Expresso Jazz, Festival com uma particularidade que o torna tão interessante para cidade de São Paulo. O resgate e preservação da história e trajetória do jazz na Paulicéia desvairada.

As garotas da Erativa, as irmãs Mariane Bonardi e Inti Queiroz, lutam há tempos no circuito de produção musical para fazer festivais fora de um padrão - estipulado sei lá por quem - estético e elitista. O foco aqui é a música de qualidade e a descentralização curatorial, privilegiando artistas que fizeram história, e também a nova geração que constrói sua trajetória no jazz paulista.

Outro aspecto que acredito ser um grande ponto positivo para o Expresso Jazz é a parte formativa. Se a proposta do evento é resgatar a e segmentar a história do jazz em São Paulo, não adianta a coisa ficar só nas apresentações musicais. Por isso duas palestras serão ministradas com esse objetivo.

Na edição do ano passado: a feira de vinil e Galvão do Otis Trio atacando ao vivo
A segunda edição do evento, no ano passado, foi um arraso. Realizada na Funarte e na Casa das Caldeiras, os dois dias do evento tiveram lotação esgotada. Eu fui somente ao show na Funarte, e vi uma das melhores apresentações do Otis Trio, banda aqui do ABC de amigos desta jornalista e também velha conhecida deste blog aqui. Após o show dos rapazes do ABC, Arismar do Espírito Santo subiu ao palco com seu filho. O som deu problema, mas o cara é tão carismático e simples, que conseguiu fazer praticamente um talk show com a adversidade. Momento único de entrega, diversão e simplicidade com um dos maiores instrumentistas brasileiro. No segundo dia a coisa toda aconteceu na belíssima Casa das Caldeiras. Não fui, mas vi as fotos: o negócio bombou, lotação esgotada. Aqui uma amostra da parada.



A terceira edição acontece neste final de semana, nos dias 30 de junho (sábado) e 1º de julho (domingo). No sábado a bagunça rola no Bar Brahma, lugar que tem abrigado alguns shows do Jazz nos Fundos, que saiu da elitista zona oeste e invadiu o centro da cidade com shows de música instrumental. E no domingo todos os caminhos levarão os amantes do jazz para a Casa das Caldeiras. O evento é gratuito, afinal tem grana de edital para a realização, mas no Bar Brahma existe a consumação mínima de R$20,00. Por conta do sucesso da edição anterior quem tiver interesse deve enviar nome para a lista. Confira abaixo a programação completa:

SÁBADO - 30 de junho de 2012 - 20h

LOCAL: Bar Brahma
Endereço: Av. São João, 677. Centro. São Paulo – SP
Capacidade 350 pessoas
Consumação R$20,00 – Entrada somente com nome na lista
Enviar o nome para lista até o dia 29 de Junho, as 18h
LISTA 1: brahma.expressojazz@gmail.com (lista válida somente para o sábado no Bar Brahma)

- 21h - Palestra Arismar do Espírito Santo: Jazz na Terra aos homens de boa vontade - O Jazz como linguagem universal
- 23h - Show Martinez
- 00h - Show Trio Corrente

DOMINGO- 1º de julho de 2012 - 14h

LOCAL: Casa das Caldeiras
Endereço: Av. Francisco Matarazzo 2.000 – Água Branca – São Paulo
Capacidade: 800
Entrada Franca – Entrada somente com nome na lista
Enviar o nome para lista até o dia 29 de Junho, as 18h:
LISTA 2: caldeiras.expressojazz@gmail.com (válida somente para o domingo na Casa das Caldeiras)

- 14h as 21h Feira de Vinil
- 14h Oficina de Lindy Hop
- 14h Palestra Tito Martino : Descobrindo um tesouro: Jazz de Raiz
- 16h as 21h - Shows: Tito Martino Jazz Band, Skafandros, Anderson Quevedo Quarteto, Marcelo Monteiro Trio, Andre Juarez e Le Petit Comitê

Ana Mesquita é colaboradora do Pastilhas Coloridas e jornalista freelancer amante de cinema. Twitter: @anamesquitafoto
Share: