Os 70 anos do LSD

Há 70 anos, Albert Hofmann realizou um auto-experimento para determinar os verdadeiros efeitos do LSD...

Tomou intencionalmente 0,25 miligramas (250 microgramas) da substância, uma quantidade que ele previu para ser uma dose limite (uma dose limite atual é de 20 microgramas).

Menos de uma hora depois, Hofmann experimentou mudanças súbitas e intensas na percepção. Ele pediu a seu assistente de laboratório para escoltá-lo para casa e, como o uso de um veiculo motorizado estava proibido por conta das restrições do tempo de guerra, eles tiveram que fazer o trajeto de bicicleta.

No caminho, a condição de Hofmann se alterou rapidamente, enquanto ele lutava com sentimentos de ansiedade alternado com o fato de acreditar que assistente ao lado era uma bruxa malévola, que ele estava ficando louco, e que o LSD tinha o envenenado.

Quando o médico chegou casa, porém, ele não conseguiu detectar anormalidades físicas, exceto por notar suas pupilas extremamente dilatadas. Hofmann foi tranquilizado, e logo seu terror começou a dar lugar a um sentimento de muita felicidade e prazer, como ele escreveu mais tarde...

"... Pouco a pouco eu poderia começar a desfrutar as cores sem precedentes e os jogos de formas que persistiam em aparecer mesmo eu estando com meus olhos fechados. Imagens caleidoscópicas fantásticas surgiram em mim, alternando com círculos e espirais se abrindo e fechando, explodindo em fontes coloridas, reorganizando e se cruzando em fluxo constante ... "

Para comemorar a data ficamos agora com algumas belas cartelas de Lysergsäurediethylamid...















Share: