Nano Galeria apresenta exposição de arte urbana em São Bernardo

Daniel Melim e Fábio A. desenvolveram parceria inédita e ganham exposição exclusiva em espaço coletivo e inovador do ABC paulista...

No dia 20 de abril a Nano Galeria recebe a abertura da exposição Colisão, que conta com trabalhos de dois artistas do ABC paulista: Daniel Melim e Fábio A. Com curadoria do artista plástico Flávio Grão a exposição traz a fusão de trabalhos e técnicas desses dois artistas, que se conhece de longa data da cena underground.

A ideia inicial partiu da vontade de ambos de fazer obras coletivas, Daniel Melim reconhecido internacionalmente por seus trabalhos em estêncil e Daniel A. que desenvolve técnicas de colagem desenvolveram obras inéditas, e depois trocaram os trabalhos, para que o outro interferisse com sua técnica. O resultado possibilitou uma nova prática artística para cada um deles, que desenvolveram um método de trabalho no qual as técnicas já utilizadas foram incorporadas a novas em ousadas experimentações.

Durante alguns meses os artistas trocaram seus trabalhos e, através de intervenções e interferências, cada artista a seu modo interpretava, somava e criava algo único e contundente para cada uma das obras. A feitura dos trabalhos possibilitou aos artistas extrapolar suas zonas de conforto, tanto nas técnicas e práticas artísticas empregadas, quanto nos questionamentos em relação à autoria das obras produzidas.

O resultado desta colisão de dois mundos únicos e distintos são 51 trabalhos em papel A4, 2 telas e uma serigrafia, em que de modo surpreendente se revelam mais as afinidades do que as diferenças entre os artistas. Fica evidente uma visão de mundo comum onde prevalece uma leitura critica dos rumos da sociedade globalizada e neoliberal.

Como marca registrada a Nano Galeria coloca a venda todas as obras desta exposição. Os valores vão de R$400,00 à R$6.000,00.

Sobre os Artistas

Daniel Melim

Daniel Melim figura entre os principais nomes da arte urbana do Brasil. Produzindo seus trabalhos com a técnica do Stencil (graffiti feito através de máscaras vazadas) sua arte atinge a todos públicos possíveis: do despercebido transeunte do centro da cidade, passando pelo esquecido cidadão dos subúrbios da grande São Paulo, pelo mendigo que habita as fábricas abandonadas e pelos frequentadores de espaços como galerias e museus do mundo.

Aproveitando-se das texturas irregulares dos muros como suporte e utilizando imagens que remetem aos clichês, signos de propaganda e pop arte, suas cores fortes e marcantes são essencialmente democráticas tanto por estarem presentes nos mais diversos espaços sociais, tanto pelo caráter critico e politico que carregam.

Além de artista, Melim é articulador cultural e social, toca projetos como o do Jardim Limpão na periferia de São Bernardo do Campo e o zine Subsolo – Ruas do ABC, que resgata e narra a história da arte de rua da região onde vive.

É um dos artistas da pioneira galeria Choque Cultural e seus trabalhos já foram expostos em museus como o MASP e Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Bienal de Valência na Espanha.

Fábio A.

O inquieto artista Fábio A. é um daqueles seres cuja busca pela expressão criativa torna-se inerente à sua própria existência. Talvez isso justifique a quantidade, qualidade e variedade da produção artística desse paulistano criado no ABC Paulista.

Começou sua produção no final dos anos 80 em zines onde conheceu a colagem como recurso artístico e também de diagramação. Sob o acabamento primoroso de suas colagens esconde se uma tensão constante que reflete as tensões contidas do homem na sociedade contemporânea e que às vezes se rompem ou explodem em forma de conflitos, revolta, caos e violência. O eterno embate entre civilização e barbárie.

Já ilustrou com suas colagens capas de cd, cartazes e faz trabalhos de para publicações nacionais e do exterior. Publica também a revista digital Número Único, com collagistas do mundo todo e que está indo para sua quinta edição.

#nano – galeria de bolso

A #nano abriu suas portas em junho de 2012 com o objetivo de oferecer arte autêntica e original a um preço possível e de fomentar a produção de jovens artistas.

Com estrutura enxuta (funciona em um espaço de economia criativa anexo ao Cabelo Café e o Estúdio de fotos Liquid Studio), uma receita para valores acessíveis, a galeria está situada em uma rua tranqüila em frente à Pinacoteca de São Bernardo do Campo e ao lado da lendária Cidade das Crianças e Estúdio Vera Cruz.

A criação da galeria se deu pela percepção de alguns amigos de que não há no ABC paulista um espaço para divulgação e venda de artes dos jovens artistas que vivem e trabalham na região. Além disso, perceberam que muitas vezes, ao tentar decorar suas casas ou colecionar arte, muitos compradores gastam dinheiro comprando gato por lebre, quando, por exemplo, adquirem reproduções de artistas famosos sem licenciamento em papéis de má qualidade, ou ainda quando compram quadros que na verdade são reproduções ou cópias pintadas a partir de modelos.

Os artistas que expõem na #nano têm uma produção consolidada e transitam nos universos da arte urbana, flertam com as linguagens e movimentos musicais e seus trabalhos estão nas ruas, galerias e museus do mundo. Por pouco investimento o comprador poderá levar um pouco deste universo para sua casa.

Serviço
Exposição – VERSUS I – COLISÃO – MELIM x FÁBIO A.
Abertura: sábado, 20 de abril de 2013 – das 15:00 às 19:30 horas
Visitação: de 20 de abril à 20 de julho de 2013. Terça à sábado – das 11 às 18 horas.
Rua Kara 74 – São Bernardo do Campo – SP – Tel 4367 2874

Colaboração de Ana Mesquita, jornalista freelancer amante de cinema. Twitter: @anamesquitafoto
Share: