O dia que Jimi Hendrix foi banido da BBC

Em 1969 os produtores do show de variedades da cantora pop Lulu, na BBC, pensaram que era uma ótima ideia ter "The Jimi Hendrix Experience" ao vivo no programa.

Lulu era estigmatizada como uma artista doce e certinha, com um público amplo, de forte apelo familiar. E Hendrix tinha gostado do recente sucesso que fazia no Reino Unido com "Hey Joe". Tudo a favor

Só que a ideia para a apresentação era que Lulu cantasse os últimos compassos da música com ele. Um dueto. Sim, e pasmem. Além disso os produtores ainda sugeriram a possibilidade impensável de Jimi e Lulu cantando um juntos "To Sir With Love", maior hit da guria. 

Mas graças a deus as coisas não funcionaram bem assim nesta noite de 04 de janeiro de 1969.

Jimi e os músicos ficaram horrorizados com a ideia do dueto. O baixista Noel Redding imperturbável escreveu em sua autobiografia, "Are You Experienced? The Inside Story of The Jimi Hendrix Experience", que a banda tentou relaxar fumando um pedaço de haxixe no camarim, que caiu acidentalmente na pia. 

Redding disse:

"Eu encontrei um homem da manutenção e implorei pra ele me emprestar suas ferramentas, com a história de um anel perdido. Ele foi muito simpático, oferecendo-se para fazer o serviço. Demorou um tempão para dissuadi-lo, mas enfim ele emprestou as ferramentas e conseguimos fazer muita fumaça"

Depois de tocar "Voodoo Child" como planejado, enquanto Lulu anunciava a próxima música que era "Hey Joe", "acidentalmente" a banda deixa escapar um estouro de microfonia. Feita a devida apresentação a banda começou, tocaram alguns minutos quando de repente Jimi parou: "Nós gostaríamos de parar de tocar esse lixo", ele disse ao respeitável público presente e totalmente confuso. Em seguida anunciou um  improvisado tributo ao Cream, que tinha acabado de se desfazer, e começou uma versão instrumental de "Sunshine of Your Love".

O produtor do show, Stanley Dorfman, quase teve um colapso nervoso. Alucinado, apontava várias vezes para o relógio, indicando que eles estavam desperdiçando tempo. 

Sobre isso Redding disse:

"Não havia nada que ele pudesse fazer. Tocamos além do ponto onde Lulu iria se juntar a nós, evitando assim o dueto final. Enquanto isso Stanley arrancava os cabelos, apontando para o relógio e gritando silenciosamente para nós."

Como resultado desta brincadeira Hendrix foi proibido de aparecer na BBC.

Oito anos mais tarde, quando Elvis Costello foi igualmente banido do Saturday Night Live por parar no meio do "Less Than Zero" e tocar "Radio Radio", ele disse que estava aderindo ao movimento de Jimi Hendrix. E em 1992 o Nirvana fez parecido no MTV Music Awards, tocando o comecinho da então vetada "Rape me". 

Em tempos de roquenrol chapa-branca, vida longa aos transgressores! 

Confira aqui o vídeo com a apresentação de Hendrix no programa de Lulu...



Fonte: dangerousminds.net
Share: