Moviola - Era uma vez no Oeste (Sergio Leone/1968)


Por Marcelo Mendez | Cinema 

Sempre digo que um clássico nasce muitas vezes a partir das dificuldades de seus realizadores, da improbabilidade de uma época ou de uma situação.

Imaginem, portanto qual a chance de um filme produzido na Europa, filmado em Málaga na Espanha, com staff italiano, dar certo como um filme que retratava o típico oeste americano? O Moviola hoje traz um destes filmes para vocês e o seu respectivo criador.

Então, senhoras e senhores, moças sérias e outras do sereno, comedores de picanha ou apreciadores de espinafre, com vocês ERA UMA VEZ NO OESTE de SERGIO LEONE.

Pois é... No ano da graça de 1929, dia 03 de janeiro de data festiva da Roma De Mussolini nasce nosso herói Italiano. E demorou pro mundo saber dele; Apenas em 1960 estréia na direção de COLOSSO DE RODES, um épicão sobre a tal maravilha do mundo que foi afogada e tals. Era uma época complicada; O cinema italiano estava meio perdido, envolto a comédias eróticas “B” e de prima, Leone tratou de se firmar dissidente. Passa então a dar vazão a sua condição de fã de caras como John Ford e Samuel Fuller e cria o Western Italiano. O bom e velho Spageth Bang. E em 1964 arrebenta a boca do burro com o espetacular POR UM PUNHADO DE DOLÁRES com Clint Eastwood, numa livre adaptação satírica que fez sobre YOJIMBO do mestre Kurosawa. Aí a coisa tava encaminhada...

Em 1969, já consagrado como diretor finaliza seu grande clássico ERA UMA VEZ NO OESTE. O filme é incrível. A tentativa era apresentar o ultimo suspiro de alguém à beira da morte. Para isso, o lance seria contar a história de quatro personagens que se encontram a partir da contratação de um pistoleiro por parte de um barão de ferrovia e um latrocínio cometido, num ritmo lento, denso, perturbador, beirando a angustia mesmo. Coisa de gênio. O filme conta com participações divinas de Charles Bronson, Ernest Bornaigne, Claudia Cardinale... Tudo lindamente guiado pela câmera segura de Leone. E bem... O link tai abaixo e vocês tratem de ver.

Só dar Play e perigas ver...


Marcelo Mendez é colaborador do Pastilhas Coloridas, filho da Dona Claudete, escritor e um dos responsáveis pelo cineblog Bandidos do Cine Xangai.

Share: