Sambanzo lança segundo disco no SESC Pompéia

Sambanzo no Projeto Goma-Laca. participação de EMICIDA. / Foto: Ana Mesquita
Por Ana Mesquita | 

Acontece terça-feira, dia 13 de março de 2012, o lançamento do segundo disco do Sambanzo: Etiópia. Thiago França é o maestro desse projeto. Saxofonista mineiro, mas radicado em São Paulo já há alguns anos, Thiago participa de diversos projetos dessa nova safra de música paulistana, participando do Metá Metá (com Kiko Dinucci e Juçara Marçal), do trio jazzístico Marginals (com Marcelo Cabral e Tony Gordin) e também da banda que acompanha o Criolo, entre outros projetos mais.

O disco foi gravado em meados de 2011 num único dia, e conta com a produção do próprio Sambanzo e de Rodrigo Campos. Todas as músicas foram compostas por Thiago França, com exceção das duas primeiras, que são domínio público. As composições flertam com a música negra latina, africana, e brasileira, além é claro de alguns toques de jazz, denunciando toda a influência que Thiago recebeu nos últimos três anos, deixando evidente a trilha seguida após o lançamento de “Na Gafieira”, primeiro álbum do grupo. Os discos não são díspares, e sim complementares, e marca a evolução de Thiago como instrumentista e compositor.

Show exclusivo do Sambanzo eu nunca vi. Mas já via a banda em ação em uma ocasião muito especial: o projeto Goma Laca, no Centro Cultural São Paulo. O projeto tinha como objetivo resgatar as primeiras gravações musicais brasileiras. Sambas, lundus, maxixes foram executados por esses meninos incríveis, sobre a regência do maestro Thiago. Muitos convidados especiais e iluminados emprestaram suas lindas vozes para compor o projeto, como Marcelo Pretto, Bruno Moraes, Juçara Marçal e Luísa Maita. Foi uma noite emocionante, que me deixou muito feliz.

A partir dessa experiência posso concluir alguma coisa: o show de amanhã no SESC Pompéia será no mínimo digno assistir com atenção. Esses caras tocam juntos há algum tempo (parte desse elenco toca as sextas-feiras no Ó do Borogodó, na Vila Madalena) e o entrosamento entre eles – junto com as estrutura em que foram composta as músicas – possibilita que cada um dos músicos flerte com o improviso e a experimentação. O show será gratuito e integra o projeto Prata da Casa.

O disco está disponível pra download nesse link aqui:

http://sambanzo.blogspot.com/

Serviço:
Lançamento do disco Sambanzo: Etiópia
Onde: Sesc Pompéia – Rua Cléa, 93, Pompéia, SP
Quando: 13/03, terça-feira às 21hs
Quanto: Grátis – Retirada de ingressos 1 hora antes do show

Ana Mesquita é colaboradora do Pastilhas Coloridas e jornalista freelancer amante de cinema. Twitter: @anamesquitafoto
Share: