Conheça os projetos Cuiabá 153 e Portões Que Falam


Tendo a Le Fenêtres qui Parlent (Lille, França) como parceira, Beatrice Auxent e Michel Brulin são as pessoas que estão por trás desta iniciativa, tendo em comum um forte compromisso profissional nas áreas de ambiente social e de vida, por um lado, e um associativo e ativista envolvidos por vários anos nas áreas primeira infância, social e cultural, principalmente nos distritos da área de Lille.  Associação de interesse na diversidade da arte, na integração das pessoas das comunidades e cidades vizinhas. Este ano eles completaram 15 anos em 9 cidades e 16 bairros, com centenas de artistas.

O "Cuiabá 153" nasceu quando alguns artistas, recém-formados, queriam "ocupar" uma casa e  Sueli de Moraes ofereceu sua residência como suporte de arte de todos os formatos. todos os móveis da parte térrea foram retirados e a residência ganhou “ares” de galeria. Foi um evento de um dia, aberto à visitação pública.

Na segunda edição/2011, foram convidados novos artistas e foi lançado o desafio do site specific; pensar um trabalho para a residência de quatro mulheres, sem descaracterizar a casa, ou seja, permanecer com todos os móveis. O objetivo foi alcançado, e a comunidade local integrados aos visitantes, estabeleceram contato com arte por apenas um dia.

Em 2014 o evento ampliou os horizontes com a nova parceria Les Fenetres qui Parlent e passou a ter uma extensão que ocupou toda a rua Cuiabá, na versão brasileira “Portões que Falam”, onde os artistas interagiram nos portões das casas desta rua, estabelecendo e promovendo arte na comunidade.

Contadores de histórias, Teatro de marionetes, Gastronomia paulista, Oficina performática de reutilização de descartáveis, Caricaturista, Oficina de fantoches e máscaras, Grupos de música, oficina de desenho, Conversa on line com os artistas franceses, Oficina de fanzine, Performances, Grupo de Debates Culturais, Apresentação teatral, Piano e voz fizeram parte da programação. Mais de 400 visitantes estiveram no Cuiabá 153 e Portões que Falam!

E em 2 e 3 de abril de 2016, teremos nossa primeira experiência de dois dias de ação, visto que o número de casas aumentou consideravelmente de 15 para 54. Na edição do ano que vem o evento terá mais 7 ruas participantes. São elas: Cuiabá, Manaus, São Luiz, Misericórdia, Belém, Peru, Travessa Padre Navarro e Sete de Setembro.

Por que de sua existência

Os organizadores entendem a arte como meio de transformação social e esta ação desenvolve a participação dos habitantes na vida cultural da cidade e propaga a diversidade cultural no âmbito global.

O grupo conversa sobre a importância dessa ação e destaca alguns objetivos: Desenvolver a participação efetiva na vida dos habitantes dos bairros das cidades onde o Portões que Falam for organizado; refletir o significado dos processos culturais nas relações humanas em sociedade; fomentar o debate e senso crítico nos moradores sobre as artes nos portões; despertar as capacidades de reflexão e de arguição do cidadão, contribuindo na formação cidadã; estimular a prática artística individual e/ou coletiva; favorecer novas percepções que possam ser contrapostas à sua própria realidade; estimular a valorização do outro e promover o respeito mútuo.

Por entender e ter um pensamento convicto, de que é pela ação do contato com o outro, que a verdadeira experiência do aprendizado e crescimento intelectual acontece, o projeto Cuiabá 153 e Portões que Falam visa proporcionar ações, integrando artistas e comunidade local, com foco na valorização da diversidade humana. Importante crer que o contato com o outro contribuirá para o crescimento intelectual e inserir as pessoas em situações em que saiam de sua zona de conforto foi a primeira lição que aprendemos nestas três edições onde presenciamos mudanças significativas em alguns moradores. É preciso que estas ações aconteçam, para que novas reflexões sejam assimiladas e resolvidas dentro de cada um de nós.

Trabalhar com arte, possibilitar ao indivíduo, uma vivência que o faça desenvolver a habilidade de pensar criticamente sobre sua existência em si e com o meio, é o objetivo almejado por quem ama e acredita na força transformadora da arte. O Projeto Cuiabá 153 e Portões que Falam, entende que um simples contemplar pode ser reflexivo e no contexto interativo, uma pessoa ao fazer parte de um grupo, adentra a sociedade por meio da sensação de pertencimento.

O projeto acredita, que o diálogo entre a cultura e a educação é fundamental para a formação do indivíduo, e portanto, compromete-se com a sociedade no que diz respeito aos valores de justiça, solidariedade e na valorização das diversidades. Esta ação cultural tem consciência de seu papel no processo educacional em quaisquer fases do ser humano e compreende o processo para além de um entretenimento. A compreensão da cultura precisa estar imediatamente ligada ao relacionamento humano; às suas identidades, suas raízes, e a arte têm o poder de novas configurações. Temos relatos do poder transformador da arte, na vida de algumas pessoas que prestigiaram o evento.

A intenção agora é documentar por meio integrado à narrativa, todo o processo que normalmente acontece num período de 24 meses com encontros pré-determinados a cada mês. Este documento intenciona ser um relato das análises e sugestões individuais e coletivas para sua consolidação, e um caminho de ampliar o seu mapa de ação pelo ABC paulista.

Convocatória

O Cuiabá 153 e Portões Que Falam em parceria com a Les fenêtres qui parlent (Lille-França), divulga a convocatória que objetiva selecionar artistas para integrar a mostra de arte nos portões das residências participantes da ação nos dias 2 e 3 de abril de 2016.

Para participar acesse o link https://www.facebook.com/cuiaba153eportoesquefalam/ e deixe o seu nome em mensagens. Imediatamente entraremos em contato e esclarecemos os detalhes do evento bem como, informações sobre a próxima reunião entre os artistas envolvidos que será dia 28/11 às 15h00.

Share: