Documentário Resgates ganha exibição no Sesc Ipiranga


Com direção de Denise Szabo e produção de Elsa Villon e Felipe Ferreira, o projeto independente traça um paralelo entre a infância de juventude desses avós, que cresceram em quintais de piso de caquinhos, lajotas avermelhadas, jardins floridos e portas da sala que davam direto para a rua. Entre cartas amareladas, fotos em preto e branco e olhares de nostalgia, passado e presente constroem 50 minutos de história até os dias de hoje contadas por quem a viveu.

Tendo os bairros do Ipiranga, Sacomã e Heliópolis como cenário, o filme aborda as transformações dos últimos 60 anos na cidade de São Paulo. Realizado com apoio do Programa Vai da Prefeitura Municipal de S. Paulo, o projeto independente surgiu graças às ricas histórias das avós de Denise, moradoras do ABC Paulista, que contavam como eram as vilas de São Caetano do Sul ao se mudarem para a cidade. Migrantes e imigrantes buscaram oportunidades de emprego nas fábricas da região, com a promessa de uma vida melhor. O filme  foi adaptado aos bairros da região sul da cidade de São Paulo e expõe o resgate histórico contado por quem vivenciou todas as transformações.

Lançado em dezembro de 2014,  a obra reúne não somente cenas cotidianas contemporâneas, mas também material do acervo da Cinemateca Brasileira e outras instituições culturais de São Paulo, assim como documentos e registros dos próprios entrevistados.

Por meio de parcerias com espaços públicos e o apoio do estúdio E29, também do Heliópolis, o documentário “Resgates” promove  sua primeira exibição aberta ao público em 2016. O encontro ocorre no dia 19 (terça-feira), às 14h30, no Sesc Ipiranga, com entrada gratuita.

Para mais informações, acesse a página do documentário no Facebook.

Serviço:
Sinopse: Resgates é um documentário que conta a história dos primeiros moradores dos bairros Ipiranga, Sacomã e Heliópolis. Com histórias da infância e juventude desses avôs e avós, o documentário traça o fio narrativo entrelaçando memórias e registros históricos.
Duração: 52 min Após a exibição, os idealizadores também participam de bate-papo no local

Exibição:
Dia 19 de janeiro, às 14h30
Sesc Ipiranga Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga - São Paulo
Obs: retirar os ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência
Share: